Atualmente, fala-se muito sobre a polêmica corrida descalça.
Com a chegada no Brasil dos calçados minimalistas Vibram FiveFingers, o assunto vem sendo cada vez mais discutido em 2011, haja vista que os calçados reproduzem a sensação de correr descalço.
Assim, vale destacar que janeiro de 2010 o Estadão publicou uma matéria sobre a tão falada corrida descalça, baseando-se em pesquisas e dados científicos, como numa pesquisa divulgada no início de 2010 feita por Dan Lieberman, Professor de Biologia da Evolução Humana da Universidade de Harvard.
Vale destacar um trecho da matéria:
“Os corredores, no entanto, devem ser cautelosos antes de jogar os tênis fora. Se você mudar seu estilo de corrida muito depressa, "há uma boa chance de se machucar", adverte o cientista.
O estudo não fez uma estatística dos ferimentos causados pelos diversos estilos de corrida. Essa questão fica para uma pesquisa futura.
Lieberman analisou a evolução da corrida de fundo; 2 milhões de anos atrás, nossos ancestrais pré-humanos usaram essa abordagem para cansar as presas durante longas caçadas. Ele descobriu que a invenção do tênis de corrida, nos anos 70, mudou a passada humana - e não necessariamente para melhor.
O estudo converteu Lieberman à corrida descalça, ao menos quando o tempo permite. "Não evoluímos para correr descalços na neve no inverno", ponderou.”
Leia a matéria na íntegra no site do Estadao: Correr descalço reduz impacto nos pés, diz estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário