quarta-feira, 23 de março de 2011

A importância do Alongamento e da Flexibilidade!

A Vibram FiveFingers Brasil, marca de calçados voltados para a prática esportiva, também se interessa muito por orientar os consumidores, com dicas de transição, cuidados, prevenções, etc.

Falemos um pouco de flexibilidade. Ora, todos sabem da importância do alongamento e da flexibilidade para a vida cotidiana e para a prática esportiva.
Então, o que é flexibilidade?

De acordo com a wikipedia, “a flexibilidade corporal é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico, pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular. A flexibilidade varia em função da idade, do gênero e do padrão de exercício físico regular. A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros, representando o que se convencionou denominar especificidade da flexibilidade.

Importante destacar que a falta de flexibilidade pode ocasionar um baixo desempenho esportivo, o que acaba por aumentar as chances de lesões principalmente as distensões musculares.

Assim, o alongamento é essencial para o desenvolvimento da flexibilidade.


Pratique esportes de uma maneira saudável! Procure ter um bom condicionamento físico e alongue-se, sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário